20 de junho de 2012

A ARTE DE RECEBER COM CHARME E ELEGÂNCIA

Algumas pessoas gostam de receber em sua casa, mas só em pensar na organização, planejamento, arrumação, decoração das mesas...ficam apavoradas e muitas vezes acabam desistindo, deixando de aproveitar momentos preciosos.


O Papel do Anfitrião 

É muito bom receber amigos em casa, mas para isso devemos saber recepcionar e planejar de forma muito especial.

Independente do menu á ser servido...seja ele uma bela mesa de queijos, frios e vinhos, massas ou pratos especiais, a um delicioso e requintado chá da tarde, a atenção para a elaboração é a mesma. 

• Ainda bem que hoje existe pessoas especializadas para efetuar este tipo de serviço. Você apenas contrata, ela vem em sua casa e cuida com muito carinho de todo o evento, inclusive o menu apropriado que poderá ser servido conforme horário e comemoração.
• Para este encontro informal, o serviço mais utilizado e prático é o serviço americano (à americana), que deixa todos à vontade permitindo uma maior confraternização entre os convidados.
• Este serviço consiste em montarmos uma mesa com todos os pratos do menu escolhido, onde os convidados poderão se servir da maneira que acharem melhor.
• Pratos, talheres e guardanapos poderão ser dispostos em uma mesa auxiliar ou mesmo na própria mesa principal.

"Eu particularmente acho mais elegante deixar a mesa principal decorada com talheres, guardanapos, pratos e taças que deixa o ambiente muito charmoso." 

• Se você não dispuser de utensílios como louças, pratos e taças, apenas decore com o que você tem, não precisamos de pompas para deixar o ambiente agradável. Lembre-se que atitudes de carinho e educação valem mais que coisas materiais. 
• A sobremesa será colocada na mesma mesa do buffet, que deverá ser desocupada ao término do jantar, cedendo lugar aos doces, pratos e talheres de sobremesa.

 “Café e licor encerram este encontro especial”

Lembre-se que receber é uma arte, e para elaborarmos uma recepção agradável, basta que além de todos os quesitos importantes, tenha muito bom humor e carinho, para que os convidados deixem sua casa, totalmente contagiados. Estas atitudes servem para qualquer ambiente, seja ele, sofisticado ou simples, o que importa com certeza será a forma que as pessoas serão recebidas. 

O Papel do Convidado 

O convidado por sua vez, deverá também se atentar para algumas atitudes, pois assim como o anfitrião deve receber bem seus convidados, os mesmos devem retribuir. Retribuir gentilezas é algo que muitas pessoas não sabem como proceder devido à falta de esclarecimentos do que é ou não correto.

• Ao ser convidado á uma recepção ou comemoração, se no convite não constar o traje, não hesite em ligar para a anfitriã e perguntar. Você não estará agindo errado. É melhor solucionarmos as dúvidas, do que irmos vestidos inadequadamente. 
• É uma gentileza agradável do convidado, presentear a anfitriã com flores. As flores, no entanto devem ser natural e estar dispostas em um vasinho decorado, pois as em buquês não são muito apropriadas, devido ao trabalho de ter que coloca-las em um vaso, que nem sempre a pessoa dispõe. Podemos também estar presenteando com algo para a casa ou chocolates. 
• Ao sermos presenteados, devemos abrir o presente em frente à pessoa que nos presenteou, e demonstrar com carinho o quanto lhe agradou.
• Se não pudermos comparecer, podemos enviar as flores da mesma forma, que é uma atitude bastante educada e gentil de sua parte, além de impressionar a anfitriã.
"As flores devem estar acompanhadas de um cartão pessoal ou do casal."

• Se você for convidado de honra em um jantar, deverá ligar para a anfitriã com uns dias de antecedência, e perguntar-lhe que o tipo de flores gostaria para enfeitar a sua casa no dia da recepção. E providenciar que sejam entregues poucas horas antes do jantar.

Planejamento

Ao planejarmos um evento devemos observar primeiramente e levarmos em consideração a quantidade de convidados, o horário e o local são muito importantes, pois muitas vezes pode não comportar a quantidade de convidados da lista. Assim há tempo hábil para mudar o local e providenciar um espaço maior, que comporte com conforto todos os convidados. 

A partir deste ponto, podemos definir o cardápio, que considero de suma importância, pois não podemos servir uma feijoada em um jantar, que é muito pesado. 

• Verificar se a quantidade de garçons é suficiente para que todos os convidados sejam atendidos prontamente. 
• Como os toaletes fazem parte do evento, este deve ter uma atenção especial como flores, essências perfumadas e objetos úteis, que podem ser de uso dos convidados como: escovas ou pente e lenço de papel. Nada de objetos em excesso, é apenas o necessário. 

Horário

Alguns eventos possui o horário específico á ser realizado como:

Café da manhã - Deve ser marcado em torno de 8:30h.
Almoço - A partir das 12:00h. 
Brunch - É uma mistura de Breakfast com Lunch (café da manhã com almoço) e é servido de 11:00 h ás 18:00 h.
Chá - É ideal para encontro de amigas e deve ser marcado entre 16:00 e 17:00 h. 
 Jantar - Seja um jantar formal ou informal o horário é o mesmo, deverá ser marcado entre 20:45 ás 21:00 h para ser servido 45 minutos após.
• Ceia - Algumas pessoas de outras origens têm o hábito da ceia, como os Judeus. Devendo ser servida após as 22:30h. 
• Coquetel - Recepção simples sem mistério, para muitos convidados, onde são servidos canapés e variedades. O horário de início é entre 19:00 h e término no máximo até as 23:00 h. 

Convites 

Quando receber um convite, a primeira coisa a ser feita é verificar o local e principalmente o horário, que deverá ser respeitado.

Chegue sempre com uns 15 minutos de antecedência, pois é muito desagradável você ter que esperar por alguém, além do que é falta de educação incorrigível. Se você não puder ser pontual o ideal seria ligar e avisar o ocorrido.

O convite deverá ser feito por telefone ou por escrito. Em um evento informal o mesmo poderá ser feito por telefone com 2 ou 3 dias de antecedência, onde passaremos as mesmas informações que estariam no convite impresso, já em um evento formal não podemos ter está postura, o correto é por escrito, onde deverá ser entregue em mãos.

No convite deve constar local, data, horário, quem está convidando e o tipo de evento. Muitos convites constam também o traje a ser usado, o que facilita bastante para o convidado. 

Quando você receber um convite e constar à sigla R.S.V.P ao pé do mesmo, significa confirmação de presença e devemos faze-la o quanto antes aos anfitriões, pois os mesmos dependem desta informação para se programarem.

Se você não desejar ir ao evento, a melhor saída ainda é dizer que infelizmente você já havia se comprometido com outro evento.

Algumas dicas:

• R.S.V.P significa “Réspondez s’il vous plaît” (resposta se faz presente) em francês. • A data em um convite, independente do evento, deverá ser sempre por extenso.
• Se você desejar convidar alguém que você encontrou inesperadamente em um local, entregue o convite, porém para não parecer que você convidou a pessoa por obrigação, apenas porque você a encontrou, envie um cartão de confirmação do convite com a sigla P.M (Pour Memoire) ou mesmo telefonar confirmando a sua presença e demonstrando satisfação em recebe-la.
• As formas de subscritar os envelopes são simples como: “Ao Senhor...”, Ao Senhor... e Sra”, “Ao Senhor e Sra...”.

Queridas Elegantes, espero que tenham gostado das dicas!!






SHARE:

11 comentários

  1. Amei as dicas ...
    Realmente para receber tem que saber ...


    Bjs ♥
    http://www.vintagefashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e o blog!

    Elegância nunca é de mais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. As dicas sao muito bem vindas!! Ate porque sempre queremos receber bem nossos convidados!! Kisses

    http://carmenandreanews.blogspot.co.uk/

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas e os horários de cada refeição, amei as dicas.
    http://www.closetdetendencia.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gio querida, muito obrigada pelo carinho que tem por mim nesse momento especial pra minha vida....seu blog e um luxo, assim como vc....

    bjos,

    Mari Dias.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Já estou seguindo aqui também!
    aproveita para curtir a página do blog no face!

    http://www.facebook.com/pages/Fancy-by-Julia-Lis/243059405712761

    Beijos!
    http://julialis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei as dicas, na minha singela opinião elas são fundamentais ;)

    Beijos

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que blog chiquérrimo!
    Já estou seguindo tbm!
    Amei as dicas!
    Bjs, Tatty


    http://www.suspirofashion.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi,

    Adorei as dicas!! Post show!
    ;)

    Beijos,

    @amigaseafins
    www.amigaseafins.com

    ResponderExcluir
  10. Excelente

    http://eleganciaesabedoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tentei usar essas dicas no meu aniversário. Acho que deu certo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita Elegante!!

© Toque de Elegância. All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig