2 de julho de 2012

Etiqueta Empresarial


Alguns profissionais acreditam que a informalidade no ambiente de trabalho faz a produtividade crescer, o que não é verdade. Dentro de um certo limite até pode ser, mas o problema é que está acontecendo nas empresas o mesmo que ocorreu com os pais das gerações pós-anos 60: em nome de maior liberdade para os filhos, eles perderam a capacidade de fixar limites.

Atualmente nas empresas, os profissionais estão confundindo informalidade com quebra e desrespeito a hierarquia. O chefe pode até ser acessível, mas deixando claro que continua ocupando uma posição superior em relação aos subordinados e a equipe precisa ser educada e ter bom senso neste sentido. 

Algumas empresas estão adotando estabelecer por escrito as regras do gênero. Porém infelizmente, a maioria das empresas ainda não tem um código formal de etiqueta e ética corporativa, o que seria interessante se fosse adotado. Afinal o que se observa no cotidiano é que mesmo as regras mais óbvias são constantemente desobedecidas. 

Um sinal positivo, no entanto, é o maior interesse por treinamento na área. São iniciativas importante para que os funcionários percebam a necessidade de adotar atitudes mais adequadas para um melhor convívio entre os profissionais. 

Adotar atitude de um certo distanciamento sem parecer arrogante e bossal, é complicado realmente, mas não precisamos ser radical. Como dizia o primeiro livro de etiqueta da história escrito em 1558 “tudo o que é exagerado é ruim”, temos que saber dosar. 

Em contra-partida não é porque todo mundo ao redor fala palavrão, que você deve fazer o mesmo. Basta manter um padrão de comportamento que respeite os outros e se faça respeitado. É possível ser uma pessoa agradável tanto em uma festa informal, como em um jantar de negócio formalíssimo. 

Muitas pessoas sabem que cometem atitudes inadequadas e apenas fingem que não sabem o que poderia ou não cometer dentro da empresa, simplemente pelo fato de a empresa não adotar um código de ética interno. 

O ideal seria que as empresas adotem um livro pequeno esclarecendo códigos de ética de comportamento que devem ser respeitados e adotados. Isto é apenas uma forma de evitar que os funcionários interprete o simples afrouxamento da formalidade com um “liberou geral” e apareçam no trabalho de minissaia, chinelos ou falando certos palavrões. 

Conforme os especialistas algumas regras de etiqueta mais desrespeitadas no escritório são a impontualidade e o uso equivocado do e-mail.

Festas na Empresa 

Veja algumas dicas para aproveitar bem as comemorações sem correr nenhum "perigo profissional" e acabar colocando em risco a sua imagem. 

• NÃO BEBA DEMAIS, a mistura do álcool com o ambiente profissional nunca deu certo. 
• Vista-se apropriadamente para a ocasião. Lembre-se que você não está em uma festa de família ou em uma casa noturna, por mais chique que seja a ocasião, tente não se produzir exageradamente. 
• Se a festa for mais informal, nada de ternos para os homens - mas também sem o exagero de bermudas, tênis e sandálias. As mulheres devem evitar roupas muito curtas, com brilhos, fendas e decotes muito profundos, transparências e barrigas de fora. 
• Informe-se antes sobre quem está convidado para a festa - muitas vezes ela pode não ser aberta para maridos/esposas, namorados e filhos. 
• Se por alguma fatalidade você exagerar na bebida, procure esquecer e nunca mais tocar no assunto. Se outra pessoa fizer algum comentário sobre o assunto diga que está se sentindo péssimo e prefere esquecer o assunto. Faça o possível para resgatar sua imagem - ela é muito importante para você. 

E o amigo secreto?! 

Não é obrigatório participar do amigo secreto da empresa, mas se resolver fazer parte da troca de presentes, entre no espírito da brincadeira e não esqueça de comprar o que o seu amigo-secreto pediu. 

• Procure não dar nada pessoal demais (a não ser que realmente conheça o gosto da pessoa ou que ela tenha pedido algo específico). Na lista dos "muito pessoais" estão: perfumes, maquiagem, e roupas íntimas. 
• Se por acaso você tirar seu chefe não tente ostentar comprando coisas caras demais (pode parecer que você está "puxando o saco" dele). Tente se manter dentro dos valores estabelecidos antes da brincadeira. 
• O CD se transformou em uma espécie de "presente para todos os gostos". Principalmente depois que algumas lojas inventaram o vale-cd, onde a pessoa pode escolher depois seu artista favorito!
• Livros também são uma boa pedida, mas tente se manter longe daqueles profissionais, que tenham muito a ver com o trabalho da pessoa.

E ai elegantes..gostaram?

Kisses..


SHARE:

9 comentários

  1. Quanta diquinha ótima, adorei!

    Bjss e uma semana iluminada!

    http://toutlamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas!
    Bjs, Tatty


    http://www.suspirofashion.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Adorei seu blog,muito legal e interessante,parabéns.
    Até mais

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog, parabéns. Já to seguindo aqui, beijos.
    Eu queria te convidar a fazer uma visitinha no meu blog http://coffemilia.blogspot.com.br/
    Beijos e uma boa semana.
    (To esperando, viiu. )

    ResponderExcluir
  5. ... OI AMIGAA! RETRIBUINDO A VISITINHA! PARABÉNS PELO BLOG É MUITO LINDO JA TO SEGUINDO VC AKI TBM! UM BJAOOOO

    http://semprelindabylillianquadros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelo seu comentário no meu blog :)

    Gostei muito deste post, dicas bastante interessantes e úteis!

    http://vermelho-ou-rosa-blog.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Gostei. Parabéns

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua Visita Elegante!!

© Toque de Elegância. All rights reserved.
MINIMAL BLOGGER TEMPLATES BY pipdig